MBRAS

Arquiteturas deslumbrantes na América Latina

Cover Image for Arquiteturas deslumbrantes na América Latina
MBRAS
MBRAS

Os novos métodos de obras arquitetônicas vem originando transformações nas áreas urbanas, com o propósito de uma melhoria na qualidade a todos os envolvidos.

Atualmente as obras buscam por inovação e autenticidade em cada detalhe do projeto, tentando mantê-los cada vez mais modernos. Tem intenção de transmitir a essência dos clientes, então por conta disso cada obra é única, personalizada e adaptada a cada necessidade e expectativa do cliente.

A modernização da arquitetura causa uma ruptura com a tradição do padrão, proporcionando modificações em diversos aspectos que deram um novo olhar para a estruturação.

É notório que a arquitetura moderna se inclui em áreas como design e arte e se expande cada vez mais pelo mundo inteiro, como no Brasil. A arquitetura no Brasil contém preservação de lindos projetos como; MASP localizado no Museu de Arte de São Paulo; MuBe (Museu Brasileiro da Escultura); Casa de Vidro que foi a primeira obra que a arquiteta Lina Bo Bardi realizou quando chegou no país e uma das obras mais conhecidas do Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional que é uma das imagens mais marcantes ao se pensar em Brasília.

Nos dias de hoje, O Brasil vem criando vínculos com países latino-americanos e grande parte destes projetos é desenvolvido pelo arquiteto Fernando Viégas. Ele desenvolve diversos projetos em grandes escalas, além de programas como equipamentos para transportes públicos, projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

O arquiteto e urbanista Fernando Viégas é sócio – fundador do premiado Una Arquitetos, escritório que desenvolve grandes projeções de projetos urbanos a equipamentos para transportes públicos, incluindo espaços culturais, escolas e residências. A associação possui muito reconhecimento em importantes concursos públicos nacionais, internacionais e prêmios que conquistou, como o Renova SP em 2011, menções na VIII Bienal de Arquitetura de São Paulo e na V Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo no Uruguai, entre outras realizações.

Fernando Viégas é apaixonado pela sua profissão e por cidades, dando ênfase a sua cidade natal, São Paulo. Sua visão é desenvolver cidades organizadas, justas, gentis, com belezas desafiadoras, além de alcançar uma melhoria na mobilidade e ocupação do território. Deste modo, garantindo o mínimo de indivíduos possível onde a concentração é máxima e com infraestrutura mínima, porque nestes casos se torna inviável ter um aumento de urbanização na mesma região, como por exemplo as favelas que vem crescendo gradativamente.

Segundo entrevistas, o arquiteto e urbanista afirma que sua profissão é a construtora das cidades e que estas são a maior manifestação cultural do indivíduo. A sociedade molda e estrutura o ambiente e consequentemente quando ocorre a falta de alternativas, as cidades desenvolvem um conjunto de domicílios de uma maneira desorganizada, despreparada, densa e que não possui acesso a serviços públicos essenciais, ocorrendo um desequilíbrio do território.

Fernando Viégas afirma que “quando conseguirmos melhorar a distribuição de recursos pelo território, as cidades voltarão a ser mais saudáveis”, ou seja, enquanto ocorrer a desorganização das cidades, problemas de mobilidade, violência, pobreza, poluição, entre outros, as cidades não irão evoluir. A proposta é reorganizar territorialmente a cidade, mesmo que este quadro seja bem difícil reverter de uma maneira rápida e simples.

Sua proposta é equilibrar a ocupação e distribuir renda entre os municípios. Os economistas devem sustentar soluções e decisões políticas e urbanísticas muito fortemente, pois devem construir mecanismos de adensamento e contenção dessa mancha urbana.

O arquiteto e urbanista se baseia na frase do arquiteto Vilanova Artigas que possui um sentido figurado que lhe chama a atenção: “a felicidade de um povo se mede pela beleza de suas cidades”. Ele acredita que a cidade influencia a vida cotidiana e que ela é o nosso grande centro cultural, as maneiras de pensar e agir, tradições, músicas locais, vestimenta, artes, entre outros inúmeros aspectos.

Portanto, a globalização provocou uma homogeneização nas cidades em certas características, porém as coisas que são profundas e estruturais, permanecem.


Ver mais

Cover Image for Por que há espelhos nos elevadores? Descubra as curiosas razões

Por que há espelhos nos elevadores? Descubra as curiosas razões

Já parou para pensar por que quase todos os elevadores têm espelhos? Descubra como essa característica aparentemente simples vai muito além da estética, desempenhando papéis cruciais em acessibilidade, segurança e bem-estar psicológico. Da origem japonesa às selfies modernas, conheça a fascinante história por trás dos espelhos nos elevadores.

MBRAS
MBRAS
Cover Image for Mansões 2024: As Áreas de Lazer que Valorizam seu Imóvel em até 40%

Mansões 2024: As Áreas de Lazer que Valorizam seu Imóvel em até 40%

Descubra como as novas áreas de lazer estão redefinindo o conceito de luxo em residências de alto padrão. De spas privativos a adegas climatizadas, conheça os ambientes que mais agregam valor ao seu imóvel e transformam sua casa em um verdadeiro resort particular.

MBRAS
MBRAS