Build-to-Rent
Os projetos do mercado imobiliário nacional de alto padrão vem crescendo constantemente nos últimos anos. Imóveis de luxo, que são projetados para indivíduos que buscam conforto, sofisticação, segurança e exclusividade são cada vez mais explorados por consumidores de alta renda que constroem significados relacionados a estes tipos de imóveis.
Hoje, existe um conceito relativamente novo que é o Build-to-Rent (BTR), um empreendimento imobiliário com a intenção de atrair o mercado de arrendamento. Este novo negócio está em alta e em crescimento no mercado, por parte de uma mudança de atitude de grande parte dos indivíduos. No entanto, os Promotores Imobiliários estão cada vez mais dispostos a construir projetos para responder à crescente procura, principalmente para clientes que buscam um alto padrão de vida.
Os desenvolvimentos dos modelos de BTR são opções atraentes para investidores que buscam retorno de longo prazo, pois geralmente a contratação de locação é mais longa. Sendo assim, o aluguel de entrada, junto com o aumento constante do valor dos ativos, para os investidores e desenvolvedores auxilia a empresa atingir um investimento que o preço não varia tanto em um determinado período de tempo e de alta qualidade.
Outro benefício a ser citado é que os empreendimentos de aluguel normalmente são mais rápidos, por conta de não correr o risco de saturação no mercado da mesma forma que as habitações às vendas.
Pode-se afirmar que, em razão de projetos com designs flexíveis, a demografia pode atender de uma maneira mais ampla, com projetos mais centrados em torno de características modernas e sustentáveis, como sistemas de resfriamento. Logo, trazendo benefícios aos residentes, apresentando alta qualidade e design focado na comunidade e suas comodidades; academias, restaurantes, espaços de trabalhos, espaços verdes e terraços comunitários.
Essa transformação no estilo de vida vem se popularizando cada vez mais, consequentemente mostra que muitas pessoas estão valorizando e aproveitando os benefícios que o aluguel proporciona do que a venda. Como o lançamento de grandes propostas de aluguel de imóveis em regiões valorizadas, exclusivas e dentro de um padrão arquitetônico, além da qualidade de empreendimentos irreplicáveis do Build-to-Rent.
O mercado brasileiro de imóveis de luxo tem algumas características peculiares, pois independente do crescimento do país ou mesmo se os indicadores econômicos estiverem em caminhos opostos, ele apresenta forte expansão neste setor. Segundo uma das principais especialistas do mercado, Renata Firpo, este meio está superaquecido, pois com a atual perspectiva de trabalhar em casa causou um despertamento de uma necessidade de conforto. Sendo assim, profissionais bem-sucedidos resolveram investir mais em moradias, resultando em um mercado de ascensão.
Ligado a isso, construir para alugar causa um grande impacto positivo no mercado, pois com essa nova demanda da sociedade de morar bem, causa um modelo de moradia vantajoso por dispor com áreas comuns e privativas planejadas, métodos de locação facilitado e portabilidade entre os empreendimentos.
Prédio-boutique, erguidos com uma localização única e privilegia garantam a sonhada exclusividade do comprador. Consequentemente como dito anteriormente, estes aspectos se tornam relevantes para a construção de significados por parte dos indivíduos de alta-renda, os consumidores de imóveis de valor. Sendo assim, os desenvolvedores estão projetando sites BTR para se adequarem ao estilo de vida do futuro morador, fazendo com que as casas e os prédios atendam padrões modernos de vida e que excedam as expectativas dos clientes que irão se acomodar.