IGP-M sobe a 23,14% e bate recorde de 12 anos
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) fechou 2020 com alta acumulada de 23,14%, maior resultado em 12 anos.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como de energia elétrica, telefonia, sofrendo influências de outros indicadores e do dólar para seu cálculo. Mas ele é conhecido mesmo por ser a base de cálculo anual dos contratos de aluguel.
De acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas), a alta em 12 meses de 23,14% ficou bem acima da taxa de 2019 que foi de 7,3%, para efeito de comparação em 2018 a taxa era de 7,55%, e em 2017 de -0,53%.
Esse aumento do IGPM em conjunto com o juros baixo para financiamento, aqueceu o mercado imobiliário, transformando esse o melhor momento para compra de um imóvel.
Um outro ponto importante, com a rentabilidade da renda fixa afetada pelos juros baixos, muitos consumidores estão considerando que os seus investimentos já não são tão rentáveis no banco/corretora. Mais do que nunca, esse é o momento que investidores mais conservadores que buscam segurança repensarão os seus investimentos, e o mercado imobiliário também se torna atrativo.