Lucia Maggi, a mulher mais rica do Brasil
Lucia Maggi, de 90 anos de idade acumula uma fortuna de estimada de US$ 6,9 bilhões (cerca de R$ 32,3 bilhões), ela é fundadora e principal acionista da empresa Amaggi, uma das principais exportadoras de soja do mundo. Nasceu em Rio Grande do Sul, mas atualmente reside em Rondonópolis, cidade do Mato Grosso.
A empresária lidera o ranking que lista as 8 bilionárias brasileiras de acordo com a Forbes Brasil de 2022, ocupa a 50º posição na lista geral de brasileiros e 350º posição de pessoas mais ricas do mundo.
Lucia e o marido, fundaram juntos a empresa em 1977, na cidade de São Miguel do Iguaçu (PR) e atualmente, se tornou uma das maiores exportadoras de soja do mundo, a Amaggi. Ela é uma empresa multinacional brasileira sediada em Cuiabá e hoje é uma das empresas líderes de agronegócio na América Latina, ocupando a 13ª posição na lista das 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil e atuando em 7 países.
De início, a Amaggi era especializada apenas no plantio e comércio de soja, com o tempo, a empresa expandiu seus negócios. Hoje ela opera em todas as etapas da produção do agronegócio, desde a produção agrícola até o transporte fluvial e rodoviário, ou seja, o grupo expandiu do simples plantio para o processamento de grãos, comercialização de insumos agrícolas, geração de energia elétrica e operações logísticas. Sendo assim, a companhia se tornou um dos maiores impérios de agronegócio brasileiro.
Ligado ao tema, de acordo com pesquisas praticamente 20% dos bilionários do país vêm do agro, por conta da relevância do setor para a economia do país. O agronegócio foi uma economia essencial durante a pandemia, chegou a representar cerca de 30% do PIB brasileiro em 2021. Segundo especialistas, este é um ramo com maior probabilidade de gerar milionários na próxima década, pois representa um terreno fértil para o surgimento de carreiras e negócios milionários.
Além de que devido aos avanços tecnológicos do agro brasileiro nos últimos anos, não é necessário viver no campo ou ter formação em áreas similares para ingressar no setor. Então, diferentes formações podem encontrar grandes oportunidades de mudança de vida, carreira e conquistas de altos salário no agronegócio.