Mercado imobiliário prevê crescimento de até 30% em 2021
O ramo imobiliário é um dos setores que mais se recuperou da crise causada pela pandemia de COVID-19. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a previsão de crescimento para 2021 é de 30%. Só no primeiro trimestre deste ano, os financiamentos cresceram 113% na comparação com o mesmo período de 2020.
A baixa histórica na taxa Selic em 2020 contribuiu para a recuperação do mercado de imóveis neste ano. Ainda com a nova alta anunciada pelo Copom, que atualiza a taxa básica de juros para 5,25% ao ano, o setor continua otimista e vê margem para aumento da demanda.
Segundo a última pesquisa da Datastore, empresa de pesquisas para o mercado imobiliário, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o País chega a 29%. Os números indicam que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.
De acordo com dados da Pesquisa Secovi-SP de junho, o mercado encerrou o primeiro semestre do ano com recorde de unidades residenciais lançadas e vendidas na cidade de São Paulo. De janeiro a junho, os lançamentos totalizaram 27.114 unidades, superando o recorde anterior do primeiro semestre de 2019. As vendas apresentaram resultados ainda melhores, com 29.935 unidades comercializadas.