Paisagismo Regenerativo marca novidade no setor


Empreendimentos de alto padrão na Capital Paulista estão substituindo o Paisagismo decorativo pelo Regenerativo, com a busca de trazer a experiência de estar em um ambiente repleto de diversidade de plantas para dentro da metrópole.

Essa ação é feita através do resgate de espécies nativas do estado e de outros locais do Brasil, como a Floresta Amazônica, que serve como inspiração para esses projetos.
No Parque Global, da Benx Incorporadora, na Zona Sul, foram plantadas mais de 200 espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. O complexo também terá um corredor ecológico ligando o Parque Alfredo Volpi ao Parque do Panambi. Pelo conjunto desse trabalho, o escritório Cardim Arquitetura Paisagística recebeu, em setembro, o International Architecture Awards 2025 na categoria Planejamento Urbano.
O paisagismo ganhou espaço no mercado imobiliário nos últimos anos, o que tem impulsionado a discussão sobre mudanças climáticas. Esse tipo de empreendimento não apenas influencia novos projetos, como reforça o papel da vegetação urbana na redução das ilhas de calor.


