São Paulo fica no 1º lugar do ranking de melhores cidades brasileiras para empreender
Segundo o ICE ( Índice Cidades Empreendedoras ), São Paulo é a melhor cidade para se empreender no Brasil pela segunda vez seguida.
Sete Categorias determinam o resultado: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora, segundo o levantamento, realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e pela Endeavor.
A capital paulista ficou em primeiro lugar em três delas: infraestrutura, acesso a capital e inovação. A segunda posição continua com Florianópolis (SC). O terceiro lugar, que era ocupado por Osasco em 2020, passou para Curitiba (PR), que não havia aparecido no top 10 do ranking na edição anterior.
Rio de Janeiro e Brasília ficaram fora da lista das 10 melhores cidades para empreender. O Rio foi da 10ª para a 15ª posição, enquanto Brasília despencou da 5ª para a 69ª colocação.
O estudo avaliou o desempenho dos 101 municípios mais populosos do país, e destaca que o ambiente para os empreendedores melhorou de forma geral desde o último levantamento.