Blog MBRAS

Selic ditará crescimento do mercado imobiliário nos próximos meses

MBRAS
MBRAS
Cover Image for Selic ditará crescimento do mercado imobiliário nos próximos meses

A euforia no mercado imobiliário foi grande nos últimos meses com o avanço do mercado imobiliário. O setor acabou sendo um dos únicos que conseguiu crescer em meio a crise econômica que se alastrou pelo país com a pandemia de COVID-19.

De acordo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), de janeiro a dezembro os financiamentos de imóveis com utilização de recursos da poupança (SBPE) chegaram a R$ 124 bilhões, representando um crescimento de 58% em relação a 2019.

Esse otimismo do setor, atrelado ao bom desempenho tem tudo para continuar nesse ano. Apesar dos desafios e inseguranças em relação à economia do país com o fim do auxílio emergencial e aumento do desemprego, o mercado imobiliário no geral está otimista para os próximos meses e o principal causador disso é a baixa da taxa de juros básica.

Espera-se que a Selic flutue, mas ainda assim continuará em baixa, seja de 2,3% ou 3,4% até dezembro, como previsto. Isso permite que todo o setor se beneficie, incluindo as incorporadoras que conseguem tomar crédito mais barato para construir e o cliente final que tem um crédito muito mais acessível para financiar um imóvel.

Mais Artigos

Cover Image for Saiba quais foram as aquisições no Mercado Imobiliário

Saiba quais foram as aquisições no Mercado Imobiliário

O setor imobiliário registrou um total de 33 operações de fusões e aquisições entre o mês de Janeiro e Setembro deste ano. Os dados foram divulgados pela KPMG nesta quarta-feira. O setor, no mercado de capitais, cresceu 7,5% em 2025, movimentando R$697 bilhões, apesar da volatilidade dos juros.

MBRAS
MBRAS
Cover Image for Entenda as mudanças com o novo ‘CPF dos Imóveis’

Entenda as mudanças com o novo ‘CPF dos Imóveis’

O Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), apelidado de “CPF dos imóveis”, é um novo sistema nacional que vai identificar cada imóvel urbano ou rural do país por meio de um código único. A proposta é simples: assim como cada pessoa tem um CPF, cada imóvel passará a ter um registro padronizado em nível nacional.

MBRAS
MBRAS