Blog MBRAS

Taxas de juros crescentes e seu impacto no mercado global de imóveis de luxo

MBRAS
MBRAS
Cover Image for Taxas de juros crescentes e seu impacto no mercado global de imóveis de luxo

As recentes tendências imobiliárias e econômicas no mundo mostram que a alta das taxas de juros têm afetado os valores das propriedades de luxo nas principais cidades globais. O Prime Global Cities Index (PGCI) da Knight Frank, que acompanha os preços em 46 mercados de luxo, caiu 0,4% nos 12 meses até março. Essa é a primeira contração anual desde a Crise Financeira Global.

O crescimento anual atingiu o pico de 10,1% em 2021, antes dos bancos centrais intensificarem a luta contra a inflação. Atualmente, os preços estão caindo em 16 dos 46 mercados monitorados pelo índice. O destaque fica para Dubai, que apresenta crescimento anual de 44%, seguida por Miami (11%), Berlim (5,7%) e Singapura (5,5%). Por outro lado, as cidades com os piores desempenhos são Wellington, na Nova Zelândia, com queda de 27%, Auckland (-17%) e Christchurch (-15,3%).

A taxa básica de juros da Inglaterra deve atingir 4,5%, seu maior nível desde 2008. Apesar disso, o mercado imobiliário ainda mostra sinais de resistência. Os preços médios das casas caíram 0,3% em abril, após uma alta de 0,8% em março, segundo a Halifax. No entanto, os preços dos imóveis novos continuam a sustentar o mercado, crescendo 3,5% ano a ano.

A construção de novas casas tem sido tema de debate recentemente, com possibilidade de queda significativa. A pesquisa PMI da S&P Global / CIPS UK Construction, divulgada na sexta-feira, registrou a maior queda na construção de casas desde maio de 2020. Isso contrasta com o setor de construção em geral, que apresenta crescimento há três meses consecutivos.

As políticas habitacionais também têm sido alvo de propostas divergentes. O Partido Trabalhista britânico propõe a reintrodução de metas obrigatórias de moradia, enquanto o Partido Conservador cogita um novo esquema de apoio aos compradores, semelhante ao programa Help to Buy. Por sua vez, o Partido Trabalhista planeja aumentar o imposto sobre a compra de imóveis por estrangeiros e restringir a venda de imóveis novos a investidores estrangeiros durante certos períodos.

Em resumo, o aumento das taxas de juros têm afetado o mercado imobiliário de luxo em todo o mundo, mas o setor ainda mostra sinais de resiliência. A atenção à política habitacional e as mudanças nas taxas de juros continuarão a moldar o mercado imobiliário global nos próximos meses.


Mais Artigos

Cover Image for Paisagismo Regenerativo marca novidade no setor

Paisagismo Regenerativo marca novidade no setor

Empreendimentos de alto padrão na Capital Paulista estão substituindo o Paisagismo decorativo pelo Regenerativo, com a busca de trazer a experiência de estar em um ambiente repleto de diversidade de plantas para dentro da metrópole.

MBRAS
MBRAS
Cover Image for O Sucesso das Branded Residences e a união com marcas Globais

O Sucesso das Branded Residences e a união com marcas Globais

A MBRAS também participa desse sucesso de Branded Residences e possui lançamento novos em seu catálogo, todos com assinaturas renomadas e um projeto de curadoria bem estruturado por trás, o que garante excelência do início ao fim, além de um investimento vitalício em qualidade de vida.

MBRAS
MBRAS