Blog MBRAS

Taxas de juros crescentes e seu impacto no mercado global de imóveis de luxo

MBRAS
MBRAS
Cover Image for Taxas de juros crescentes e seu impacto no mercado global de imóveis de luxo

As recentes tendências imobiliárias e econômicas no mundo mostram que a alta das taxas de juros têm afetado os valores das propriedades de luxo nas principais cidades globais. O Prime Global Cities Index (PGCI) da Knight Frank, que acompanha os preços em 46 mercados de luxo, caiu 0,4% nos 12 meses até março. Essa é a primeira contração anual desde a Crise Financeira Global.

O crescimento anual atingiu o pico de 10,1% em 2021, antes dos bancos centrais intensificarem a luta contra a inflação. Atualmente, os preços estão caindo em 16 dos 46 mercados monitorados pelo índice. O destaque fica para Dubai, que apresenta crescimento anual de 44%, seguida por Miami (11%), Berlim (5,7%) e Singapura (5,5%). Por outro lado, as cidades com os piores desempenhos são Wellington, na Nova Zelândia, com queda de 27%, Auckland (-17%) e Christchurch (-15,3%).

A taxa básica de juros da Inglaterra deve atingir 4,5%, seu maior nível desde 2008. Apesar disso, o mercado imobiliário ainda mostra sinais de resistência. Os preços médios das casas caíram 0,3% em abril, após uma alta de 0,8% em março, segundo a Halifax. No entanto, os preços dos imóveis novos continuam a sustentar o mercado, crescendo 3,5% ano a ano.

A construção de novas casas tem sido tema de debate recentemente, com possibilidade de queda significativa. A pesquisa PMI da S&P Global / CIPS UK Construction, divulgada na sexta-feira, registrou a maior queda na construção de casas desde maio de 2020. Isso contrasta com o setor de construção em geral, que apresenta crescimento há três meses consecutivos.

As políticas habitacionais também têm sido alvo de propostas divergentes. O Partido Trabalhista britânico propõe a reintrodução de metas obrigatórias de moradia, enquanto o Partido Conservador cogita um novo esquema de apoio aos compradores, semelhante ao programa Help to Buy. Por sua vez, o Partido Trabalhista planeja aumentar o imposto sobre a compra de imóveis por estrangeiros e restringir a venda de imóveis novos a investidores estrangeiros durante certos períodos.

Em resumo, o aumento das taxas de juros têm afetado o mercado imobiliário de luxo em todo o mundo, mas o setor ainda mostra sinais de resiliência. A atenção à política habitacional e as mudanças nas taxas de juros continuarão a moldar o mercado imobiliário global nos próximos meses.


Mais Artigos

Cover Image for Condomínio Laranjeiras: luxo, natureza e exclusividade na Costa Verde

Condomínio Laranjeiras: luxo, natureza e exclusividade na Costa Verde

Aninhado entre a serra e o mar em Paraty, o Condomínio Laranjeiras é um refúgio de altíssimo padrão. Com 95% de área preservada, marina privativa, heliponto, segurança máxima e mansões integradas à natureza, tornou-se sinônimo de luxo tropical e um dos endereços mais exclusivos do Brasil.

MBRAS
MBRAS
Cover Image for O Leilão Bilionário de CEPACs e a Disputa pelo Futuro de São Paulo

O Leilão Bilionário de CEPACs e a Disputa pelo Futuro de São Paulo

No dia 19 de agosto de 2025, o mercado financeiro e imobiliário brasileiro voltou seus olhos para a sede da B3, em São Paulo, em um evento que marcou três décadas de transformação urbana: o leilão dos últimos Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL).

MBRAS
MBRAS