A arquitetura futurista presente nos arranha-céus impressionantes ao redor do mundo!
Quem nunca imaginou como serão as cidades, edifícios e designs no futuro? A arquitetura futurista tenta justamente responder essas perguntas, criando residências e prédios monumentais que representam uma época futura, parecendo até terem saído de um filme.
A arquitetura futurista surgiu no início do século XX, a partir do movimento artístico instituído pelo Filippo Tommaso, conhecido como futurismo italiano. Entretanto, as diretrizes do movimento foram mudando ao decorrer dos anos e existem diversas “fases” para a aplicação arquitetônica, seguidas entre pós Segunda Guerra Mundial e até os dias de hoje.
Uma das formas mais extraordinárias dessa arquitetura diferenciada, são os icônicos arranha-céus projetados em áreas estratégicas. Seja por sua altura, sua importância histórica ou sua arquitetura impressionista, esses edifícios extremamente altos se destacam no mundo do design e arquitetura, causando até uma competição mundial – devido ao poder financeiro e cultural.
Desde a sua origem, os arranha-céus sempre despertaram admiração, interesse e curiosidade nas pessoas. Tornando-se até um ponto turístico em alguns países devido a sua grandiosidade arquitetônica, por isso separamos os mais futuristas e formidáveis edifícios que desafiaram a gravidade ao serem projetados e que vale a pena conhecer. Confira:
Burj Khalifa | Dubai, Emirados Árabes Unidos
Desde sua construção, em 2010, o edifício Burj Khalifa, se mantém no posto de arranha-céu mais alto do mundo. O prédio faz parte de um complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado “Downtown Burj Dubai”, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai, com mais de 160 andares e 828 metros de altura. Projetado pelo arquiteto Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006, e construído pelas equipes Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. Um fato interessante é que podemos avistar a torre em diversas partes da cidade de Dubai, sendo considerado até como um grande ponto central da cidade!
Shanghai Tower | Xangai, China
Considerado o segundo arranha-céu mais alto do mundo, tendo 632 metros de altura, a Shanghai Tower fica localizada no distrito financeiro de Xangai, na República Popular da China. Inaugurado em 2015, o conjunto de três edifícios, tendo como principal torre a Shanghai que foi planejada pela equipe de arquitetura Gensler, inovando no design ao projetar estruturas cilíndricas no exterior do arranha-céu, empilhados em camadas. O desenho da fachada de vidro é descrito para ser capaz de reduzir as cargas de vento sobre o edifício em 24%, mostrando que por trás de um bom design sempre existe muito planejamento e estrutura!
Abraj Al Bait | Meca, Arábia Saudita
Esse curioso complexo empresarial, construído em 2012, se difere pela sua estrutura com 7 torres agrupadas em um único edifício, sendo assinado pelas equipes Dar Al-Handasah Architects e Saudi Binladin Group. Seu vistoso arranha-céu com o relógio, também conhecido como Mecca Royal Clock Tower, é uma das maiores torres do mundo batendo 601 metros de altura. Essa construção monumental detém variados recordes, como: O mais alto hotel do mundo, a torre de relógio mais alta do mundo, o maior mostrador de relógio do mundo (batendo o Big Bem em Londres), a maior área coberta de um edifício, e o terceiro arranha-céu mais alto do mundo. Outro detalhe interessante é que a Abraj Al Bait fica a poucos metros do local mais sagrados de Meca, a Grande Mesquita de Mecca.
Green Spine | Melbourne, Austrália
O Green Spine foi projetado como uma edificação de uso misto de ponta, centrado na inovação em arquitetura e design, buscando a revitalização do Distrito de Southbank, em Melbourne. A visão dos escritórios UNStudio e Cox Arquitecture incluíam o aproveitamento dos 6.000 metros quadrados do terreno, com duas torres de geometrias torcidas com fachadas de vidro e terraços verdes, mesclando o design verde para as funções comerciais, hoteleiras, residenciais, culturais e públicas desenvolvidas por especialistas em propriedades e negócios, em conjunto com o grupo Beulah International. Sendo reconhecido como o maior arranha-céu da Austrália. Incrível, não?
Lotte World Tower | Seul, Coréia do Sul
O arranha céu de 123 andares, com 555 metros de altura, conhecido como Lotte World Tower é oficialmente a quinta torre mais alta do mundo. Executada pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates (KPF), a torre se baseia nas formas de cerâmica e caligrafia tradicionais coreanas, que se erguem em um perfil liso e cônico que contrasta com a topografia montanhosa da cidade. No interior, o prédio abriga luxuosos hotéis de Seul, um “officetel” e espaços para negócios e comércios da região. Após sua construção final, o arranha-céu se tornou o maior edifício da península coreana, um título que anteriormente era detido pelo Ryugyong Hotel em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Depois de apreciar variados edifícios luxuosos e renomados ao redor do mundo, que tal vislumbrar empreendimentos de alto padrão e com projetos arquitetônicos exuberantes? Explore as oportunidades MBRAS e surpreenda-se com a qualidade de vida que você pode ter!