O mais novo bilionário da moda, Tom Ford
Foi anunciado nesta terça-feira (15) que a gigante marca de cosméticos, Estée Lauder, adquiriu a marca de moda de Tom Ford por US $2,8 bilhões, cerca de R$ 15,23 bilhões. Com essa compra, Tom Ford, o fundador da marca, se tornou um bilionário aos 61 anos de idade. A jornada de Ford na moda começou quando ele tirou um ano da faculdade para trabalhar na assessoria de imprensa da casa de moda de luxo francesa Chloé, em Paris. Após sua formatura, ele continuou trabalhando como designer de roupas e adquiriu cargos altos em grandes empresas de alto padrão, supervisionando aquisições de marcas de luxo da Gucci, incluindo Balenciaga e Bottega Veneta. Em março de 2005, ele fundou sua própria marca com seu sócio, De Sole, assumindo o cargo de presidente da nova empresa. Desde então, a marca cresceu e agora tem 98 lojas em vários países, incluindo China, Itália, Japão, Rússia, Suíça e Emirados Árabes Unidos.
De acordo com o último relatório apresentado pela Zegna, Tom Ford lucrou U$ 96 milhões ( R$ 516 milhões) e faturou U$ 1,7 bilhão ( R$ 9,1 bilhão) em 2021. O ano passado marcou uma reviravolta em relação aos anos anteriores, no qual a marca registrou perdas líquidas. Alguns meses atrás, Tom Ford realizou um contrato com o banco de investimentos Goldman Sachs, no qual sua função era prospectar possíveis potenciais compradores e tinha como objetivo alcançar pelo menos U$ 3 bilhões ( R$ 16,2 bilhões) em sua venda.
A Estée Lauder, uma marca icônica de beleza fundada em 1946 com um valor de mercado de US $79,8 bilhões, se interessou na proposta e adquiriu a marca. Com a aquisição, a marca Tom Ford se tornou parte da família de marcas de luxo da Estée Lauder. Segundo o estilista, ele está muito satisfeito com essa aquisição e afirma que a marca Estée Lauder Companies é o “lar” ideal para sua marca. Ele está emocionado em vê-los se tornarem os administradores de luxo neste “próximo capítulo da marca Tom Ford”. Com essa aquisição, Tom Ford conseguiu o que esperava e é considerado o mais novo bilionário da moda, arrecadando uma fortuna de U$ 1,1 bilhão (R$ 5,9 bilhões).